terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Precisamos de Santos de calça jeans, tênis e mochila.






A muito tempo a igreja vem fazendo um chamado aos jovens do mundo inteiro para um novo tempo que virá. Um tempo de novos adorados, guiados pela fé e pela certeza que o mundo precisa da nossa força e da nossa Juventude.

Durante visita ao brasil o Papa Bento XVI, exortou em uma carta um alerta a toda juventude do Brasil e do Mundo, nas seguintes palavras, "vós, jóvens, não sois apenas o futuro da igreja e da humanidade, como uma espécie de fulga do presente. Pelo contrário: vós sois o presente jóvem da igreja e da humanidade. Sois seu rosto jóvem. A igreja precisa de vós, como jóvens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jóvem a igreja se apresenta desfigurada."


Com isso vem a pergunta, será que estamos sendo esses jovens que a igreja tanto precisa? nossos atos e ações estão condizendo com a vida cristã? Estamos preparados para mostrar ao mundo o verdadeiro rosto de Jesus Cristo?

Muitas vezes, nós achamos que não somos dignos de estar a frente de tal missão, por diversos motivos, pelo qual o mundo vem nós oferecendo. Quantas vezes você deixou de ir a missa porque tinha algo de mais importante pra fazer, porque seu time de futebol estava jogando justamente na hora da missa, quantas vezes você deixou de ajudar os mais necessitados? quantas vezes você perdou seu irmão, ao invés de julgalo?

Você deve esta achando que não tem todo esse perfil de "Jovem Cristão". Uma das últimas cartas escritas pelo Papa João Paulo II ao jovens, mostrou um pouco do perfil do jovem que a igreja tanto busca.


Carta do Papa João Paulo II aos Jovens


"Precisamos de Santos sem véu ou batina. Precisamos de Santos de calça jeans, tênis e mochila. Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos. Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade. Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e na castidade, ou que consagrem sua castidade. Precisamos de Santos modernos, Santos do Século XXI com uma espiritualidade inserida no nosso tempo. Precisamos de Santos comprometidos com os probres e as necessárias mudanças sociais. Precisamos de Santos que vivam no mundo se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo. Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, aque usem, que sejam internautas, que escultem mp3. Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer uma pizza no final de semana com os amigos. Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte. Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros. Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo mas que não sejam mundanos."

É com esse chamado que estamos buscando, a cada dia, levantar a juventude da nossa igreja, levando para o mundo esse perfil de "Jovem Sarado", pouco conhecido pela sociedade.

"Também vós, queridos jóvens, vós enfrenteis ao sofrimento: a solidão, os fracassos e as desilusões em vossa vida pessoal; as dificuldades para adaptar-se ao mundo dos adultos e à vida profissional; as separações e lautos em vossas famílias; a violência das guerras e a morte dos inocentes. Porém sabeis que nos momentos difíceis, que não faltam na vida de cada um, não estais sós: como a Joaão aos pé da Cruz, Jesus vos entrega também a Mãe dele, para que vos conforte com ternura." (Mensagem do Papa João Paulo II para a XVII Jornada Mundial da Juventude. 25 de julho de 2002)



Ministério Jovem RCC - Planaltina Goiás